sexta, 21 de dezembro de 2018 - 17:21h
Decoração para as festas exige cuidado com a rede elétrica
A Companhia de Eletricidade do Amapá apresenta dicas para economizar na conta de energia e evitar sobrecarga.
Por: Naide Carvalho

Nessa época do ano é comum ver casas e estabelecimentos decorados para as festas de final de ano, porém é necessário redobrar a atenção com a segurança na hora de fazer a instalação dos enfeites luminosos. A recomendação principal é contratar um eletricista qualificado para verificar as conexões de cabos e a distribuição da carga do imóvel.

Uma fiação defeituosa ou solta, somada a uma sobrecarga adicional devido aos acessórios instalados nesta época, é uma causa comum de problemas graves, como  superaquecimento, curto-circuito e até a queima da fiação elétrica com um consequente incêndio.

Na hora de comprar esses acessórios, alem de exigir o selo do Inmetro no produto, também é preciso ficar atento à potência informada na embalagem. Quanto menor a potência e tempo de uso, menor será o consumo de energia. A CEA orienta cuidados básicos que garantem segurança e economia na conta de luz.

  • É importante não sobrecarregar a rede elétrica, muitos adornos luminosos têm alto consumo de energia. Se a decoração é de grande porte, consulte um profissional da área;
  • Não utilize adaptadores para ligar vários enfeites em uma mesma tomada, pois isso gera superaquecimento e até curto circuito na instalação. Prefira usar filtros de linha de 3 a 6 tomadas, que possuam fusível de proteção, e a opção de ligar e desligar;
  • Evite Incêndios: Nunca deixe as lâmpadas perto de isopor ou papel;
  • Leia o manual dos produtos decorativos e siga as recomendações do fabricante.
  • Para economizar mais na conta de luz, utilize produtos com tecnologia em LED, que apresentam baixo consumo de energia, maior durabilidade e não aquecem.
    Com segurança e economia as festas são melhores, para mais informações e urgências liguem 116.

A CEA deseja a todos um feliz natal e um próspero 2019!

CEA - Companhia de Eletricidade do Amapá
Av Pe Júlio Maria Lombaerd, 1900 Macapá - AP CEP: 68.900-030 - (96) 3212-1300 - cea@cea.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá