sexta, 28 de agosto de 2020 - 13:32h
CEA esclarece sobre o retorno da leitura e entrega de faturas para classe residencial
Serviços retornam em setembro e o consumidor deve atentar ao acúmulo de consumo no período de quarentena.
Por: Ascom/CEA
Foto: Victor Vidigal/G1
Consumidores que foram faturados na média devem se atentar ao acúmulo de consumo durante a quarentena.

Além do atendimento presencial, que será retomado no mês de setembro em Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Oiapoque e Porto Grande, a CEA voltará a fazer a leitura e entrega de faturas em todo o estado. Desde março estes serviços presenciais foram suspensos para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), seguindo a as orientações da Resolução 878/2020 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e as contas de energia foram faturadas pela autoleitura ou pela média do consumo dos últimos 12 meses. A autoleitura funcionou através do envio da foto do medidor aos canais de faturamento da CEA via o aplicativo Whatsapp.

A partir do dia 1°, os leituristas seguirão os protocolos de higiene, garantindo a segurança utilizando máscaras e fazendo o uso do álcool em gel, mantendo distância o máximo possível do cliente.

Acúmulo de consumo

De março a junho, pode ter ocorrido aumento do consumo de energia na classe residencial segundo estudos da CEA. O aumento abrange, principalmente, os consumidores que não fizeram a autoleitura e foram faturados pela média, sem a inclusão dos valores excedentes ao consumo na fatura.

O acúmulo de consumo, durante o período de quarentena, será incluso a partir da retomada da leitura na unidade e será faturado nas próximas contas por oito meses. A Companhia também estará fazendo negociações de débitos relacionados às contas de energia (sejam antigos ou atuais) como formas de garantir a regularização. A principal medida adotada pela CEA neste cenário foi a de suspender o corte para a classe residencial até o dia 30 de setembro.

Para os consumidores baixa renda cadastrados no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) o corte estará suspenso até dezembro, segundo determinação da ANEEL.

Atendimento
A CEA está fazendo o atendimento presencial nas agências do Superfácil, através do agendamento no site. Nas agências da companhia em Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Porto Grande e Oiapoque o atendimento é agendado via Call Center, pelo número 116.

A CEA também dispõe de um canal no Whatsapp para negociação. O número é (96) 98802-1014/ (96) 98802-1003.

CEA - Companhia de Eletricidade do Amapá
Av Pe Júlio Maria Lombaerd, 1900 Macapá - AP CEP: 68.900-030 - (96) 3212-1300 - cea@cea.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2020 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá