terça, 23 de junho de 2020 - 17:22h
CEA alerta sobre acidentes com a rede elétrica envolvendo pipas
Número de ocorrências aumentam cerca de 40% em junho e julho com a brincadeira nas ruas. Situação é grave no contexto da pandemia de coronavírus.
Por: Ascom/CEA
Foto: Divulgação
Linhas e demais objetos podem causar acidentes fatais para crianças e jovens

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) está alertando a população sobre as ocorrências de acidentes com a rede elétrica envolvendo pipas. Estes casos são comuns neste período, mas se torna mais preocupante pelo contexto do isolamento social por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Embora seja uma brincadeira tradicional nos meses de junho e julho, as pipas podem desestabilizar o fornecimento de energia quando são empinadas em áreas próximas à rede elétrica. De acordo com o Departamento de Operações da CEA, o número de ocorrências aumenta em torno de 40% durante este período do ano.

Entre os registros do ano de 2020, há o caso de um garoto que sofreu uma descarga elétrica ao subir em uma árvore para pegar uma pipa enroscada na rede elétrica. O gerente de medicina e segurança no trabalho da CEA, Marconi Andrade, explica que o perigo aumenta com o uso do cerol e de alumínio porque estes itens se tornam condutores da corrente elétrica em contato com a fiação.

“Embora seja proibido o uso do cerol, alguns jovens insistem no uso. A linha com cerol é um perigo pra pedestres, motoqueiros, ciclistas e pra quem também empina. É preciso ter consciência por parte dos pais sobre este risco. Mais ainda em um cenário de pandemia, onde as crianças e jovens devem estar em casa”, explicou.

O atendimento às ocorrências envolvendo acidentes com a rede é feita pelo Call Center da Companhia, através do número 116.

CEA - Companhia de Eletricidade do Amapá
Av Pe Júlio Maria Lombaerd, 1900 Macapá - AP CEP: 68.900-030 - (96) 3212-1300 - cea@cea.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2020 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá