terça, 10 de dezembro de 2019 - 15:43h
Saúde e qualidade de vida são temas da semana de prevenção de acidentes da CEA
Evento aborda ambos os fatores na geração de mudanças comportamentais. Ação ocorrerá até o dia 13.
Por: Cassio Albuquerque
Foto: Ascom/CEA
Evento iniciou na segunda-feira e terá programação durante as manhãs

A saúde enquanto qualidade de vida e fator positivo para mudanças comportamentais é o tema da 13ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), que iniciou nesta segunda-feira, 9. O evento, realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), envolve todos os colaboradores da empresa e visa conscientizá-los sobre a importância da segurança e prevenção no exercício de suas atividades.

O gerente de medicina e segurança do trabalho, Marconi Cruz, destacou que, além dos cuidados de praxe, como o uso do EPI e EPC, as empresas devem se preocupar com outros aspectos da saúde do trabalhador, principalmente na questão mental.

“Nós precisamos estar atentos à integridade da mente do nosso trabalhador, pois ela também tem influência direta na possibilidade de risco de acidentes durante suas atribuições”, explicou.

A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Escritório Central da CEA, Marinete Monteiro, também frisou que é importante a sensibilização dos colaboradores quanto ao assunto e na pauta de segurança.

“A Sipat, além de obrigatória, é um momento que o trabalhador da companhia tem para discutir melhorias na segurança, não só no momento que ele está em campo, mas também nos fatores que físico e emocional que influenciam na sua atuação”, falou.

Parceria
O Sesi é um importante parceiro na implantação de programas voltados à saúde do trabalhador na companhia. Entre eles, estão o Programa de Ginástica na Empresa, que realiza a ginástica laboral três vezes por semana na empresa, e o Programa de Alimentação Saudável na Indústria, que orienta o colaborador quanto aos hábitos alimentares.

 A nutricionista do Sesi, Kat Kalisse, explicou que ambos os programas buscam promover o bem-estar do trabalhador e que é feito um acompanhamento do desempenho deste trabalhador.

“No que diz respeito à parte nutricional, fazemos a consulta inicial para sabermos os hábitos deste colaborador. A partir do resultado, elaboramos uma dieta que, aliada à atividade física, trará benefícios que serão sentidos dentro e fora do ambiente de trabalho”, reforçou.

Programação
A programação ocorrerá até o dia 13 e durante cada dia ocorrerão palestras sobre nutrição, saúde bucal, torneio de futebol, ginástica laboral, sessões de massoterapia, auriculoterapia, entre outros.

CEA - Companhia de Eletricidade do Amapá
Av Pe Júlio Maria Lombaerd, 1900 Macapá - AP CEP: 68.900-030 - (96) 3212-1300 - cea@cea.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2020 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá