segunda, 07 de janeiro de 2019 - 10:20h
Combate ao Crime de Furto de Energia
CEA utiliza equipamento capaz de identificar defeito ou fraude em alguns minutos
Por: Naide Carvalho
Foto: Kelly Bastos

A Companhia de Eletricidade do Amapá - CEA vem ampliando os investimentos em tecnologias de combate aos furtos de energia. Já está em operação o ADR M-2000, um equipamento, simples, portátil, com carga própria, que realiza testes em medidores no local onde estão instalados.

Com o uso dessa tecnologia, a CEA consegue detectar com exatidão e, em apenas alguns minutos, se o medidor apresenta algum defeito ou fraude. Esse equipamento é inovador e capaz de reduzir drasticamente os danos causados por fraudes em equipamento de medição.

Vá a um posto de atendimento da CEA e regularize a ligação de energia do seu imóvel.

Alertas sobre furtos de energia (gatos)

O que é fraude ou furto de energia?
Fraude é quando e acontece adulteração do equipamento de medição de energia com o objetivo de reduzir o consumo.
Furto de energia é a ligação direta de rede da CEA sem  medição do consumo - Os conhecidos “gatos”.

Quem perde com as fraudes e furtos de energia?
Toda a sociedade. Parte do valor da energia furtada é considerado para calculo de reajustes da tarifários, além dos riscos de incêndio e desligamentos no fornecimento de energia. O furto de energia prejudica a todos!

Qual a pena para quem comete estes crimes (fraude ou furto)?
O Código Penal prevê os crimes de: fraude no artigo 171 (estelionato) e o furto no artigo 155. A pena para esses crimes é de um a quatro anos de reclusão. Também são cobrados os valores de consumo retroativos referente ao período fraudado, acrescidos de multa. A CEA pode ainda suspender o fornecimento de energia do imóvel.

O dono do imóvel pode ser responsabilizado por estes crimes?
Mesmo que não tenha sido o fraudador do medidor de energia, o consumidor (titular da conta) pode ser responsabilizado. Perante a lei, cada cliente deve zelar pelo equipamento de medição, evitando que ele seja adulterado por terceiros.

Como proceder em caso de falha ou defeito no medidor de energia (relógio)?
Nesse caso, é importante entrar em contato com a central telefônica 116 para solicitar uma inspeção no medidor. Somente funcionários a serviço da Companhia têm autorização para realizar vistorias na rede elétrica. Todos os serviços da CEA são cobrados na conta de luz. Não permita que pessoas sem a identificação da CEA tenham acesso ao equipamento de medição.

Como o cliente pode colaborar para reduzir estas irregularidades?
Utilizando energia de forma responsável. Em caso de fraude, faça uma DENÚNCIA ANÔNIMA pelo whatssap (96) 98802-1206.

 

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