terça, 05 de maio de 2020 - 14:23h
Regras de faturamento da conta de luz continuarão no mês de maio
Consumidor deve enviar foto da leitura do medidor para geração do documento ou o fatura será processada pelo consumo médio.
Por: ASCOM/CEA
Foto: Divulgação/CEA
Envio da foto da leitura do medidor deve ser feita em até três dias da data descrita na fatura

Durante o mês de maio continuará valendo as mudanças no faturamento da conta de luz. O documento poderá ser gerado de duas maneiras: pelo envio da foto da leitura do medidor ao call center da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), através do número 116, ou pelo whatsApp do faturamento (96) 98414-0855. A fatura ainda pode ser gerada com base no consumo médio do usuário nos últimos meses. As mudanças ocorrem em cumprimento à resolução n° 878/2020 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que instituiu medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) em todo país.

Entre as mudanças, que vigoram desde abril, estão a suspensão do corte, da leitura e do atendimento presencial nas unidades da companhia. Estas medidas ainda podem vigorar para os próximos meses, considerando o cenário da pandemia em contexto nacional e local.

Sistema de medição por auto leitura

O consumidor quando for enviar a foto do medidor ao Whatsapp, deve verificar na fatura do mês anterior, a data prevista da leitura. O prazo do envio é de até 3 dias antes da data da leitura, do contrário, a fatura será gerada com base no consumo médio dos últimos doze meses.

Por exemplo, se a data prevista para leitura informada na fatura for dia 15 de maio, o consumidor que optar pela geração da conta via envio da leitura terá até o dia 12 para fornecer esta informação à Companhia.

A CEA orienta que os consumidores acessem a fatura de energia pelos canais digitais: no site www.cea.ap.gov.br e Call Center. O documento pode ser enviado ao e-mail do consumidor e ainda ter o código de barra enviado via SMS para pagamento.

Pagamento da fatura

Em relação ao pagamento, o consumidor pode fazê-lo das seguintes formas: agendamento via débito automático em conta corrente; pagamento digital pelos aplicativos de Internet Banking, nos caixas eletrônicos e nas Casas Lotéricas, obedecendo as regras de funcionamento destes locais.

Economia de energia

Neste período de quarentena é essencial que o consumidor busque práticas de consumo consciente de energia para economizar na hora de pagar a conta. Embora neste mês a bandeira tarifária seja verde (não há custos adicionais na fatura), é necessário bom senso em relação aos hábitos diários.

A Companhia orienta os consumidores que continuem praticando economia de energia e fiquem em casa neste período

 

CEA - Companhia de Eletricidade do Amapá
Av Pe Júlio Maria Lombaerd, 1900 Macapá - AP CEP: 68.900-030 - (96) 3212-1300 - cea@cea.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2020 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá