quarta, 27 de junho de 2018 - 09:58h
CEA garante mais eficiência com investimentos em tecnologia
Sistema possibilita monitoramento do consumo em tempo real e garante mais estabilidade ao fornecimento de energia
Por: Naide Carvalho
Foto: Naíde Carvalho
Centro de Operação da Medição CEA

Buscando elevar os índices de segurança e qualidade na distribuição de energia, a Companhia de Eletricidade do Amapá - CEA implantou o serviço de Telemedição.  Com a Telemedição, a leitura do consumo de energia elétrica é realizada a distância, através de uma central eletrônica que faz o monitoramento online dos equipamentos de medição.

Na última terça-feira, 25, a CEA concluiu as instalações, nas unidades consumidoras selecionadas, dos dispositivos de comunicação para a transmissão dos dados ao Centro de Operação da Medição que fica localizado na sede da Companhia, em Macapá. Nesta primeira fase de implantação do projeto, integrarão o sistema de Telemedição unidades com alto nível de consumo de energia, sendo principalmente estabelecimentos comerciais e industriais.

Os clientes que já estão sendo atendidos pelo novo sistema são responsáveis por 27% da receita da CEA. O sistema de telemetria permite o monitoramento e analise em tempo real de toda energia consumida no imóvel, possibilitando a detecção de fraudes e interferências indevidas na rede elétrica. Com o monitoramento remoto, a CEA dificulta a ação de infratores e reduz custos operacionais.

Principais benefícios da Telemedição

Entre os principais benefícios do sistema de Telemedição destacamos a maior agilidade à realização das leituras, a detecção rápida de interrupções no fornecimento de energia e, a redução no tempo de restabelecimento do sistema em caso de falhas, além do monitoramento e localização de modo preciso de perdas comerciais, o que garante mais estabilidade ao sistema elétrico.

Para o diretor comercial da CEA, Anselmo Lima, “o sistema de Telemedição elimina a possibilidade de erros na leitura e garante a redução dos prejuízos com o furto de energia elétrica, que somente no ano de 2017, chegaram a 90 milhões de reais”.

Sistema permitirá consumo eficiente

A leitura remota do consumo de energia é mais uma etapa da implantação de redes elétricas inteligentes no Estado, conforme afirma o gerente do departamento de combate às perdas da CEA, Sandro Freire, “os sistemas automatizados e as redes inteligentes já são realidades em grandes empresas do setor elétrico brasileiro e, agora chegam ao Amapá”.

A expectativa do especialista é a de que, no médio prazo, além de medir o consumo à distância, o novo sistema possa ser utilizado pelos clientes para controlar o consumo de energia e gerenciar o valor da conta de luz.

Parceria com a empresa M2M Telemetria

A CEA contratou a empresa M2M Telemetria para implantar o sistema de medição remota no Amapá. Fundada em 2003, a M2M Telemetria atua no mercado, desenvolvendo soluções inovadoras em Smart Grid e Smart City, integrada à era IoT (Internet das Coisas). Com experiência em implantações de grandes projetos e atuação internacional, trabalha em parceria com conceituados players mundiais, contribuindo com excelência tecnológica para a melhoria e o crescimento das cidades.

CEA - Companhia de Eletricidade do Amapá
Av Pe Júlio Maria Lombaerd, 1900 Macapá - AP CEP: 68.900-030 - (96) 3212-1300 - cea@cea.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá