quinta, 02 de setembro de 2021 - 10:21h
Esclarecimentos sobre a Bandeira Tarifária e Programa de Redução de Consumo no Amapá
CEA adotará as medidas anunciadas pelo Governo Federal no enfrentamento à crise hídrica nacional.
Por: Cassio Albuquerque
Foto: Arte: Rogério Queiroz
Medidas foram anunciadas pelo Governo Federal no dia 31 de agosto

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informa que cumprirá as novas definições da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), do Ministério das Minas e Energia (MME), no enfrentamento à crise hídrica nacional que afeta diretamente a distribuição de energia em todo país.

Entre as novas medidas está a Bandeira Tarifária Escassez Hídrica que prevê a cobrança de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos, substituindo a bandeira vermelha patamar 2. O custo adicional referente à esta bandeira visa cobrir os custos com a importação de energia e geração térmica. Ela ficará em vigor até abril de 2022.

Também entra em vigência o Programa Voluntário de Redução de Consumo, que concederá descontos ao consumidor que economizar energia no período de setembro a dezembro. A média de consumo precisa ser 10% menor que o mesmo período de 2020. Será concedido um bônus de R$ 50 para cada 100 kWh.

O Programa Voluntário de Redução do Consumo valerá até dezembro. O desconto será acumulado neste período, caso as metas sejam atingidas. O bônus será limitado à redução de 20% e será aplicado na fatura de janeiro de 2022. O consumidor receberá as informações na fatura.

A CEA informa também que está reforçando o cadastro de consumidores no programa Tarifa Social de Energia Elétrica. Os consumidores que já são cadastrados não serão enquadrados na Bandeira Tarifária Escassez Hídrica, mas podem contribuir com o consumo consciente de energia.

Neste período de verão amazônico no contexto do cenário nacional, é necessário cautela no uso de centrais de ar e aparelhos de ar condicionados considerados vilões no consumo de energia, além do ferro de passar e chuveiros elétricos.

Os consumidores que tiverem dúvidas em relação a estas medidas podem procurar os canais de atendimento presencial da companhia ou entrar em contato com o Call Center, através do número 116.


 

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