terça, 01 de junho de 2021 - 16:24h
CEA discute qualidade da geração de energia no município de Oiapoque
Município é o único do estado que é atendido por um sistema isolado. Equipe técnica da CEA realizou visita em usinas da cidade.
Por: Cassio Albuquerque
Foto: Rogério Queiroz
Equipe técnica da CEA conheceu estrutura da usina solar e da usina térmica que geram energia ao município.

O município de Oiapoque, localizado a 590 quilômetros de Macapá, é o único do Estado que não está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A energia que chega aos consumidores é gerada por meio de uma usina térmica e solar. Por esta razão, a equipe técnica da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) realizou uma visita à estas instalações no domingo, 30.

A usina térmica é composta por 28 geradores que queimam óleo diesel para gerar energia. Na usina solar, a energia é gerada por meio de um sistema composto por 15.840 placas. As duas estruturas têm capacidade de produção anual de 3.300 megawatts/hora. Estes sistemas são administrados pelas empresas Voltalia e Agrekko que comercializam o produto à CEA.

“Toda esta estrutura visa otimizar a energia que é distribuída aos consumidores de Oiapoque, principalmente após o funcionamento da usina solar que ocorreu há quatro anos. Portanto, a boa distribuição de energia está ligada a uma boa geração”, disse o gerente das usinas, Leonardo Salgado.

O diretor-presidente da CEA, Marcos Pereira, explicou que é necessário fazer o monitoramento do funcionamento das usinas, pois a Companhia compra a energia gerada para atender o município, que possui cerca de cinco mil unidades consumidoras cadastradas.

“As empresas se instalaram no município após serem vencedoras de um leilão que foi promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica para a construção, operação e geração da energia por um período de 15 anos. O papel da CEA é monitorar estes serviços e atuar na estabilização da distribuição”, concluiu.

CEA - Companhia de Eletricidade do Amapá
Av Pe Júlio Maria Lombaerd, 1900 Macapá - AP CEP: 68.900-030 - (96) 3212-1300 - cea@cea.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá