CEA

Companhia de Eletricidade do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

CEA INTENSIFICA COMBATE AO FURTO DE ENERGIA

Por: Naide Carvalho - 09/01/2018 - 18:26


Furtos e fraudes geram prejuízos anuais de R$250 milhões à Companhia

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) aumentou sua estrutura de combate aos furtos e fraudes de energia. Nesta quarta-feira, 10, novas equipes de fiscalização iniciaram um grande operativo de vistorias em 79 mil unidades consumidoras residenciais, pontos comerciais e industriais nas áreas urbanas e rurais do Estado.

A CEA alerta aos consumidores de energia elétrica sobre os riscos e prejuízos ocasionados por ligações clandestinas e fraudes na rede de distribuição de energia. Furtar energia é crime, causa desligamentos e coloca vidas em risco.

O gerente de fiscalização da CEA, Josivan Rodrigues, informa que furtar energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão, além disso, o responsável responde judicialmente pelas irregularidades e pode ser obrigado a pagar à Companhia:

  • Até 36 meses de consumo retroativo referente ao período fraudado;
  • Multa administrativa;
  • E o fornecimento de energia será suspenso até a regularização do imóvel.

“Com o objetivo de melhorar o fornecimento de energia e reduzir perdas comerciais, a CEA investiu em novas tecnologias de monitoramento e ampliou sua estrutura de fiscalização”, declarou o gestor.

De acordo com o diretor comercial da CEA, Anselmo Lima, a quantidade de energia furtada anualmente nas cidades amapaenses chega a 540 GWh (Giga-watt-hora), esse número equivale a 30% de toda a energia compra pela Companhia. essas perdas são cobradas via tarifa de todos os consumidores.  Em caso de suspeita de irregularidade, denuncie por meio da Central de Atendimento 0800 0960196, ou pelo site www.cea.ap.gov.br.

 “Os Furtos e fraudes geram aumento na tarifa e causam prejuízos financeiros à CEA na ordem de R$ 250 milhões ao ano. O aumento no número de fiscalizações é mais uma etapa do processo de fortalecimento do sistema elétrico Amapá.” afirmou o diretor.


 Arquivos vinculados

CEA-Companhia de Eletricidade do Amapá
Av Pe Júlio Maria Lombaerd, 1900 Macapá - AP CEP: 68.900-030
Tel: (96) 3212-1300 E-mail: cea@cea.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2018 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá